terça-feira, 22 de maio de 2007

Altruísmo


As pessoas ultimamente tem se tornado egoístas.
Sério mesmo, talvez por influência da TV, talvez por falta de referência dentro de casa ou mesmo no ambiente de convívio social, o que vale hoje em dia é ser pivô de alguma coisa, mesmo que a custo de pisotear outros.
Trata-se de um período de grandes personagens, de pessoas ilustres,de VIPs, de gente que figurará nos livros de história dos próximos anos não por terem feito algo em prol da maioria, mas sim de si mesmos, e com uma população recalcada, medrosa, e sem auto-estima a lhes dar crédito, porque "Ah, mas o que podemos fazer?"
Meu sobrinho tem 3 anos. Minha irmã tem 30 anos incompletos. Ela está criando uma criatura assim.
Minha velha mãe costumava dizer que quando o pequeno atingisse certa idade, seria uma pessoa insuportável, sem modos e quiçá, sem educação para o trato com 0utrem.
Mais um egoísta no mundo.
Só que minha irmã não é a única que trata seu rebento nessa condição. Eu vejo por aí casos no mínimo insólitos, como de um casal recém-casado, onde a mulher sequer sabe ( pasmem ) fazer arroz.
Um exército de gente egoísta, que sequer vai pensar no outro, mesmo ele sendo um esposo ou companheiro está sendo educada, ou melhor, não-educada para esse "brilhante" futuro.
Exagero da minha parte? Talvez.
Mas, penso eu que o mundo já tem egoísmo demais. Vejam, o aquecimento global é um produto desse egoísmo, as guerras ao redor do globo idem, os crimes contra o patrimônio público e privado são filhos desse egoísmo também.
De minha parte, tomei ciência de meu egoísmo. Sei que ele deve, sempre que possível, ser evitado, embora faças parte de mim mesmo.
Mas e quem não tem ciência disso?
Tempos negros hão de durar enquanto o ser humano for egoísta e achar gente que não se rebele contra isso.
Quando poderemos nos olhar e dizermos sem medo que somos ( realmente ) amigos?
Não sei. Talvez meus netos descubram.
De repente...

Nenhum comentário: