terça-feira, 20 de março de 2007

Sobre a crise no bRO

Começou com uma notícia no site. Para quem é de fora, o Ragnarok online é um jogo P2P, quer dizer, Pay to Play, pague e jogue, em bom português.
A forma de se obter itens consiste em simplesmente abater um monstro e, com um pouco de sorte em cima da mecânica do jogo, conseguir com que o monstro em questão derrube ( drope, no jargão do jogo ) algum item valioso.
Obviamente, quanto mais forte o monstro, mais valioso o item que ele pode derrubar e claro, menor a chance dele derrubar o item; forçando os jogadores a matarem o mesmo tipo de monstro inúmeras vezes até que o item desejado seja "dropado".
Voltando, foi anunciado no site que o bRO teria, a partir de uma data específica, itens exclusivos que só poderiam ser adquiridos mediante pagamento ou o chamado "Cash" no jargão de jogos online onde você paga com dinheiro para ter itens melhores e ser mais poderoso, Gun Bound, da On Game, caí nesse requisito.
A justificativa da Level Up Games ( LUG ) foi a de "tendência mundial" em outros servidores oficiais de Ragnarok online, citando como exemplo os servidores do Japão ( jRO ) e Filipinas ( pRO ).
Então, fez-se o caos.
A notícia foi postada no fórum da comunidade do bRO numa sexta-feira. Sendo que nos finais-de-semana o fórum do jogo fica exclusivamente às moscas ( salvo um ou outro moderador de sub-fórum que aparece online ) foram despejados uma dezena de tópicos veementemente CONTRA os Ragnarok Online Points, aka ROPs.
O argumento dos que eram contra os ROPs ( e consequentemente, contra os itens que seriam adquiridos por eles ) eram diversos, mas todos girando em torno de um eixo em comum: desequilibrio excessivo.
Foi feito um video de protesto quanto ao anúncio, o mesmo foi disponibilizado no You Tube e quem tiver interesse, pode assisti-lo clicando no link ao lado: ==> http://www.youtube.com/watch?v=YDxutsCylAs
Os protestos seguiram até Sábado à noite, quando, inacreditavelmente, um moderador do fórum acessou o mesmo e postou uma mensagem em nome da empresa, pedindo que aguardassem um parecer até Segunda-feira.
Chegou o Domingo, dia da guerra das guildas. Dois dos três servidores do jogo ( Iris e Loki ) fizeram uma guerra de protesto, onde clãs criados com os dizeres "Não aos ROPs" e frases similares, quebravam o emperium dos castelos e ao acontecer isso lia-se, via broadcast em todo o servidor algo como:
"O Clã [Não aos ROPs!] Conquistou o Castelo [Palácio da Colina]"
Foi um protesto planejado, sem maiores traições, e apenas um ou outro clã random que ia até o castelo realmente tentando conquista-lo. Pena que no Servidor Chaos o mesmo não aconteceu, se limitando a protesto com janelas de chat abertas em uma cidade com um feudo ( onde ficam os castelos que podem ser conquistados pelos clãs ).
Veio a Segunda-feira. Acatando em parte a opinião da comunidade do jogo, a LUG divulgou uma lista pequena com os itens que poderiam ser adquiridos pelos ROPs.
Sim, ela não retirou os ROPs do jogo como a comunidade queria, gerando um mal-estar tremendo em muitos jogadores, alguns dos quais deixaram o jogo e partiram para outros games, ou no jargão do jogo deram /quit ou quitaram.
E, possivelmente, a LUG aumentaria, com o tempo, a lista. Trazendo até os itens tidos como "apeladores" pela comunidade.
Mas o pior ainda estava por vir.
No Domingo, quando os ânimos começavam o lento caminho para voltar ao normal, mais um tópico era aberto. Um dos usuários do fórum queixava-se do contrato de uso do jogo, tocando em alguns pontos onde o mesmo era absurdamente unilateral e abusivo para com o usuário do jogo.
Ademais haviam também denúncias não confirmadas que os Game Masters do jogo, gente contratada para encarnar um personagem dentro do jogo e ajudar os jogadores no que fosse possível, estavam usando seus poderes para beneficiar uns poucos e não estavam realizando seu trabalho a contento.
Visivelmente irritado, o moderador do fórum pediu que, se o usuário em questão tivesse provas, que as mostrasse, para que fosse apurado.
E o usuário postou as provas. Uma imagem de um log interno do jogo, onde se fazendo uma referência cruzada, pode-se ver claramente que jogadores comuns tiveram acesso a itens que apenas Game Masters teriam acesso. Fora outros favorecimentos como itens fabricados de graça, matar monstros bugados e ganhar experiência acima da média do servidor.
Brasília é parecida com bRO.
E fez-se o caos, de novo. Mas não na proporção dos ROPs.
Passou-se uma semana, como quase todos estavam de molho por causa do fuzuê dos ROPs, quase nem ligaram quando as denúncias de corrupção dos GMs veio à tona.
Pelo visto, no meio da guerra das guildas do bRO, muitos sabem dos podres, mas ninguém tem pau duro de dizer que aquilo é errado.
E eu confirmei isso cerca de duas semanas depois do episódio, conversando inocentemente com um membro de clã que participa da guerra de guildas.
Daí o desânimo pegou forte em todo mundo que brincava no Ragnarok online com um mínimo de fair play.
Eu incluído.
Pensei de dar /quit no Rag. Aquilo era demais, abusos de poder na minha cara, moderador punindo gente no fórum do jogo, gente essa que paga pra jogar porque gosta do jogo, corrupção de GMs, aliás, o pior de tudo: corrupção inclusive do GM líder.
Era demais pra minha cabeça. No meu joguinho não, não no meu joguinho.
Entretanto, duas coisas me fizeram ficar: primeiro, as pessoas que conheci ali dentro. Com quem joguei, dei itens,upamos ( treinar personagens em conjunto ) conversamos, saímos pessoalmente e eventualmente (Ok, "eventualmente" aqui é piada! xD ) fizemos rpg mesmo com as limitações que o jogo impõe ( e diga-se de passagem: como o Rag é chulé para se fazer rpg, meu Deus! ).
Segundo, a posição de Kerdied, ou Leonardo, meu colega de net que assim como eu, ainda brinca no Ragnarok com seu templário e inclusive, encontrou a menina da vida dele no jogo. Kerd, valeu. =) O Raphael pode ficar orgulhoso de sua cria. xD
Cuide bem do seu grupo, cara. E de novo, valeu pelos rpgs peo msn.
Bem, terminou que não saí do Ragnarok Online...Ainda. Mas com certeza, quando esse povo todo debandar para algum outro jogo, existe uma grande chance de eu ir atrás.
Ou talvez eu fique em hiatus por algum tempo, como quando me desliguei da lista Meliny e fiquei tempos sem tocar no campo dos fanfics até que veio o Ragnarok e eu recomecei.
Pessoalmente falando, fico chateado pela comunidade do bRO estar em franca decadência. Jogadores antigos deixando o jogo por causa do mau atendimento da Level Up Games, e um certo descrédito por parte da própria empresa em tratar tão mal clientes tão bons.
Talvez o Rag dure mais um ano ou dois, não sei. Talvez menos que isso. Há quem diga que os itens vendido por dinheiro ( Cash Items ) sejam o prenúncio que alguma coisa não vai bem na empresa que cuida do Rag. A passividade quase que bovina por parte da comunidade Woer ( o pessoal que praticamente sustenta o jogo ) em querer uma comunidade melhor ou mesmo reprovar os abusos de poder cometidos por GMs corruptos me faz pensar que o Rag, e talvez a internet em si, sejam, definitivamente, um espelho torto de nossa realidade.
E um espelho onde muitos como eu, se olham todos os dias.
É isso. =)

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi, acabei caindo aqui e vi seu post sobre o Bro.

Eu jogava no IRIS e parei bem antes dos rops. Acho que o problema maior não seriam os Rops e sim o atendimento e o serviço que a LUG presta aos jogadores.

Boas aulas, Aluno da Vida!

The Fool disse...

Eu creio que foi tudo um acúmulo de coisas, Gaussiana.
Estourou de vez nesses rops, mas o mais triste é a gente constatar que o povo está sim, muito descontente com o atendimento que a LUG dá pra comunidade.
Se eles não reverterem esse quadro logo, eles quebram.
Ouvi falar que vem concorrente forte por aí.
Vamos ver.

danieL disse...

Eu acho que a level up não tem jeito, o serviço que eles oferecem aqui é o mesmo lixo que oferecem em outros países.
Tem muitos processos contra eles, e eles não pensam nem em mudar de atitude.
O jeito é sair do servidor deles. Mas Ragnarok é legal..
Eu jogaria aqui:
www.cortezro.com.br

Vale a pena ser bem tratado e a diversão é bem maior!
abraços

The Fool disse...

Pois é Daniel.
Mas de lá pra cá, rolaram muitas coisas, a postura da própria LUG mudou ( sabe-se lá se por causa da concorrente que já anda por aí ou porque eles se mancaram mesmo ) e o bRO, com ROPs + Mensalidade ainda está aí.
Vem aí agora a fusão dos servidores, Chaos, Iris e Loki vão se tornar Odin, dado que a população dos 3 vem caindo já faz algum tempo...
Mas isso é assunto pra outro post. ;D
Valeu. =D