segunda-feira, 9 de julho de 2007

Explicando o esquemão


Pois é, hoje começou a passar no SBT ( sim, ele ainda vive! ) aquele tal anime chamado Naruto.
Entretanto, não vou fazer post pra falar de anime comercial de quinta, feito pra moleque ( ou pra moleques grandes ) e que a grosso modo, não vai acrescentar nada na vida de quem assistir.
Vou falar do esquema que eu percebi há alguns tempos atrás, quando certos animes como Yu-gi-oh, Bey Blade e outros, meio que inexplicavelmente sairam de suas casas, as redes de TV paga e foram parar na TV aberta, aparentemente para "agradar" o grande público.
Nada disso, o buraco é mais embaixo.
Me acompanhe.
Quem lembra da época da Rede Manchete de televisão deve saber do que estou falando.
Sempre ouve uma resistência das TV abertas em trazerem animes pra exibição no Brasil. Foi preciso, há mais de 10 anos atrás, a Rede Manchete ter picos de audiência com Cavaleiros do Zodíaco para as outras emissores se tocarem que " opa, anime dá dinheiro! " e trazerem mais coisas pra cá. Como Samurai X pela Globo, Dragon Quest, Rayearth e Street Fighter Victory no SBT, entre outros.
Acontece que naquela época, TV por assinatura ainda não rolava, limitada demais.
Daí veio o grande calote das distribuidoras de vídeo em meados da década de 90. A turma, achando que bastava o desenho ter olho grande que ia vender bem compraram anime até uma horas dos gringos estadunidenses.
Só que não pagaram os caras e o esperado retorno, não veio.
O mercado, que naquele tempo, poderíamos chamar de emergente, submergiu feio.
Ficou assim por algum tempo. Os animes que chegavam à farta na época do VHS foram rareando, sumindo.
Então vieram as TVs pagas, que, ora! Tinham alguns animes em suas grades de programação, live-actions japas perdidos pela madrugada e por aí vaí.
Claro, correram, fizeram legenda, dublagem, tudo pra serem exibidos aqui sem maiores problemas.
Os otakus então se mudaram para as TVs pagas. Outros foram pra pirataria de anime mesmo, e assim ficou por um bom tempo.
Mas ainda existia a TV aberta.
Daí chega onde eu quero falar, do esquema. É algo idiota de simples.
E que dá resultado. ;-)
Consiste em você pegar um desenho animado que passe em algum canal pago e mandar pra TV aberta, no caso, usaremos Naruto de exemplo, que está passando atualmente no Cartoon Network.
Você manda a série pra TV aberta. Naturalmente, como a TV aberta vive de exibir os mesmos desenhos há anos ( De Pica-pau à Tom e Jerry, passando pelo Chaves e Chapolin ) quando tu manda alguma coisa diferente do usual, gera-se automaticamente uma febre, uma modinha em cima daquele desenho.
Daí entra o esquema. Sendo que o desenho está sendo exibido pelo canal pago, porque deixar o mesmo desenho em canal aberto, sendo que não se ganha um puto com isso?
Daí, depois de um certo tempo de exibição, o desenho é tirado do ar sem maiores explicações e volta, triunfal pra TV paga e com mais clientes pagantes.
E você pega outro desenho e repete o esquema.
Fizeram assim com Pokémon, Yu-gi-oh e Bey Blade.
Naruto é a bola da vez.
E aí?

Nenhum comentário: