quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Onde Publicar seu fanfic?


Quem escreve fanfics ( os tais contos feitos por fãs em cima de determinado assunto / tema ) quase sempre passa por problemas de retorno, de feedback dos leitores ou simplesmente excessos de comentários sem maiores detalhes de onde aprimorar seu estilo.
E muitas vezes, auto-análise e auto-crítica faltam.
Há alguns anos, quando eu frequentava o fórum do Prontera e a parte de fanfics era mais viva, pulsante e me emocionava, me ocorreu a idéia de fazer uma grande lista de links para os fanfiqueiros publicarem seu trabalhos além do fórum.
Bom, passaram-se quase dois anos, não leio mais fanfics como lia antigamente, nem escrevo mais como escrevia antigamente, contudo essa lista de links e os problemas de retorno dos fanfiqueiros persistem.
Comecei a rascunhar alguma coisa no Google Textos, vamos ver se agora, mesmo passado todo esse tempo, saia algo.
Se tiver alguma sugestão de algum site que mantenha fanfics, por favor, deixe a url num comentário.
É isso. =)

17 comentários:

Rocco disse...

mandeu seus fanfics que nós publicaremos numa coluna no bau de jogos. com comentários, é claro. por sua conta & risco.

Kajiya disse...

Costumo divulgar o que escrevo em fóruns geralmente... Ou os textos ficam guardados no fundo do e-mail. Depende.

o/

Nymus disse...

Bah, meu site não tem público de fics de ragnarok, senão até dava espaço pra vc publicar lá.

mas publica no fórum da LUG mesmo, ou no fanfictions.net.

difícil é ter comentários - porque o pessoal não tem muito interesse mesmo (ou se apresenta interesse é por razões duvidosas). e o Prontera era um ótimo lugar antes de cair em desgraça. Época de ouro aquela que era o melhor fórum de Rag que tinha.
Mas bah, Fabi querido, eu nem tenho mais lido fics do rag e só jogo em outro servidor (e não é aquele que eu te indiquei ¬¬')
E tem sites de fanfics aqui no Brasil que funcionam com o mesmo esquema do Fanfictions.Net. Só dar uma procurada que vc encontra - pq eu mesma não tenho as url's, eu só fico em sites de fanfics da minha "ossada" (como se diz hahahah).

Vou ver que faço por você e te dou um toque.

Carola.

Fabiano Alves disse...

Rocco, olha que eu coloco o endereço do baú mesmo, hein?
Falando sério, posso mesmo indicar vocês? Eu vou montar a lista e posso colocar vocês na parte de críticas especializadas ( xD ).
Mas assim, se de repente vocês forem inundados de pedidos de críticas não estranhem, o povo que escreve fic é estranho pra caramba!

Fabiano Alves disse...

Nah, Kajiya, tu não entendeu.
Eu gostaria de sugestões de sites onde pubilicar os fics. Quer dizer, eu digo "sites" mas pode ser fórum, homepage, e por aí vaí.
Voltando ao tópico: alguma sugestão?

Cauana, mas se qser inventar... disse...

Oie!


Bem eu não entendo esse mundo, ma me encanta, eu acho interessante, tenho a curiosidade de saber mais!

E também adoro os desenhos, onde vc acha, é vc q faz, posso pegar pra mim???

Bem chega de perguntas, né!

Mto obrigada por ter dado uma passadinha lá no meu blogger e ter respondido a pergunta da Kajiya!


Bjussss
ate+

Rocco disse...

nao estou brincando.
se voce visitar o bau, vera que inauguramos sessoes com artigos, estamos ampliando o conteudo.
se voce quiser publicar no bau, podemos abrir uma sessao pra isso sem problemas.
mas nao nos responsabilizamos pelos comentarios que voce receber, tem que estar preparado pra ler tudo.

Fabiano Alves disse...

Carola, não, não, não estou querendo fazer isso só pro povo do fórum de fics do Rag não.
Tenho percebido, e em mais de um fórum por aí que a turma fica centrada demais, focadas demais.
Você acompnhava o fórum da LUG comigo, e o Prontera, quando a parte de fanfics tava bombando, e a gente tava querendo fazer alguma coisa a respeito do lance.
Daí veio aquele down medonho do Prontera, ficamos em hiatos por meses e quando o Prontera voltou, a gente tava tudo disperso, perdão, estamos dispersos até hoje... *pausa* Olha, não vamos entrar no mérito. O que eu quero fazer é juntar uma lista animal de outros sites onde possam ser postados fanfics. Não só do Ragnarok, mas de qualquer coisa que o autor deseje. Daí eu divulgo essa lista lá no fórum do Rag, no Ragna Tales, e onde mais der. Se calhar, faço uma página em HTML simples mesmo, hospedo em algum canto e direciono os links para ela.
De cabeça me ocorrem agora o Deviant Art, Fanfiction.net, Fanfiction Express, Nyah! Fanfics, Zelda.com.br, o tal Legado da Escrita (xD), mas acho que dá pra engordar essa lista. Daí se algum escritor wannabe vier chiar que não recebe resposta eu taco nele a lista e falo: "Agora tu não tem mais desculpa!"
Entendido? x3~~

Fabiano Alves disse...

Rocco, entendo que já algum tempo que vocês do Baú do Jogos andam fazendo pequenas alterações no site, colocando mais coisas e mantendo o seu jeito de comentar as coisas, sejam os joguinhos ou o que quer que seja.
Sendo sincero, eu fico meio receoso de indicar vocês, mas é como eu disse, chega uma hora pro pessoal que escreve e não se entorpece com elogios que alguma coisa falta.
E essa coisa é crítica mais contumaz.
Vocês serão linkados, pode deixar. =)
Tem algum link específico, e-mail ou coisa assim, Rocco?

Fabiano Alves disse...

Olá Cauana!

Olha, eu tava pensando isso quando postei: Vai ter gente que não sabe que catsu é fanfic e não tem necessidade de não ficar sabendo.
Vou fazer um post falando um pouco sobre isso dos fanfics.
E quanto às figuras, eu uso o google mesmo pra procurar, pego o link delas e coloco nas postanges, ou então gravo no HD e depois hospedo aqui.
Ficar fuçandos em fórum de imagens ajuda muito também, procurar em sites de desenhistas japoneses também, só que tenha em mente que tu pode trombar com coisa pornográfica.
Acho que é isso, qualquer coisa, posta aqui.

kamen rider disse...

Bauzento, é serio essa história de você colocar fics no baú? Se for eu até escreveria umas fics, se quiser até uma continuação da história do militar e o travesti.

Rocco disse...

Claro que é serio. Basta escrever. Mas entre em contato com a gente para fazer seu user e senha pra poder publicar. Claro que a fic do militar e o travesti é MENTIRA, porque o cara não era militar cousa nenhuma.
Fale com a gente no irc em irc.brasirc.org canal #baudejogos ou mande mail pra lionelrit@gmail.com
Tem que ter uma proposta pra rolar uma certa continuidade, nao aceitamos um unico fanfic e deu.

Nymus disse...

Ah sim, eu lembro dessa sua idéia "Biblioteca de Prontera" não era?

sim o povo está disperso. nem ligo mais. não tenho mais vontade de ler fic de ragnarok, embora eu continue acompanhando uma (a do Adrom). mas quando tem novas, as vezes abro, dou uma lida por cima, se me interessar, continuo a leitura (o que nunca acontece).

Mas a idéia de montar uma pagina simples pra ter uma lista de sites é uma boa. Páginas Amarelas existem em diferentes temas de fanfics, seria uma boa pra Ragnarok.

Fabiano Alves disse...

Caracas, o Kamen Rider e Rocco fazendo negócios nos comentários do meu blog...'-'
Rocco, o que eu entendi, me corrija se eu estiver errado, é que vocês estão se propondo a fazer críticas em cima de fics que possam mandar pro Baú dos Jogos, confere? No meio dos fanfics, isso é chamado de Beta-reader.
Se for isso, quais são os critérios pra mandar fanfics pra lá? Indico o teu e-mail pro povo que quiser mandar as coisas?

Fabiano Alves disse...

Carola, não é fazer a coisa só focada no Ragnarok não.
É fazer uma lista geralzona mesmo, onde o povo possa mandar os fics e ver eles publicados e/ou comentados.
Acontecia muito no fórum antigo da LUG e no Prontera da molecada se pegar em algum momento e perceber que não conheciam outros lugares pra publicar.
Já estou juntando uns sites por aqui, mas suspeito que a lista não vai ser tão vasta quanto eu penso, dado que brasileiro não tem o costume de ler e pior ainda, não tem costuma de criar história.
Mas farei o que posso.
Valeu. =D

Junker disse...

estamos procurando qualquer um que queira mandar fanfics ou textos originais pro bau.
o que nós vamos fazer é o seguinte:

1- dar um username e uma senha e um espaço pro cara postar os seus fanfics quando e na quantidade que quiser, com direito a fotinho do autor. os fanfics ficarão no site baudejogos.vetorial.net anunciados na primeira página pra qualquer um ler. também vai aparecer o numero de visitas que o texto teve.

2 - qualquer pessoa pode comentar, também tem espaço pra comentários, mesmo que não tenha senha no bau.

3 - nós podemos ou não fazer criticas ou comentar se quisermos.

o postador de fanfics tem que aceitar apenas essas regras:

1 - se mandou apenas 1 ou 2 textos e parou de mandar, poderá ter seus textos e user apagados. isso serve pra não ficarmos com um monte de gente colocando um único texto no baú só pra ter o nome publicado lá. o cara tem que se comprometer a continuar mandando ou pelo menos mandar uma quantidade decente de texto antes de parar.

2 - não nos responsabilizamos por comentários do publico, mas podemos apagar esses comentários livremente. podemos comentar o que quisermos sobre o texto do cara, sem choramingos.

3 - não vamos remover seu texto se ele estiver ruim só porque você pediu. pense antes de enviar.

Qualquer interessado é só entrar em contado comigo lionelrit@gmail.com ou comigo e o CORONGO no canal #baudejogos no irc.brasirc.org para explicarmos melhor as regras e criarmos o usuário.

Fabiano Alves disse...

Entendido,senhor!