sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O que é um Fansubber para você?


Antes que perguntem, Fansubber é aquele pessoal da internet que pega anime ( desenho japonês ), mete uma legenda, e disponibiliza pra baixar, sem custo algum.
Ponto é que muitos deles partem pra pirataria mesmo e foda-se tudo, quando a idéia por trás desse lance era algo mais produtivo.
Como era o lance antigamente? Os fansubbers começaram lá pros lados dos EUA, na época, não tinha DVD, programas de edição, nada. Era época do videocassete, VHS, como eu costumo chamar.
Eles não tinham tantos animes assim lá pra eles.
Qual era a moral do Fansubber? Eles pegavam, lá pelos jeitos deles, os animes, muita coisa em japonês mesmo. Usavam linhas de edição precárias, legendavam e vendiam a preço de custo.
A idéia era: quanto mais pessoas soubessem dos animes, maior a chance dos empresários de lá arriscarem um investimento neles.
Deu certo. Graças aos Fansubbers, o mercado de home video dos EUA decolou de vez. E na rabeira disso, foram licenciados dezenas de títulos de mangás, dos mais conhecidos da época até hentais.
Aqui no Brasil, não funcionou bem assim...
Na época do VHS, existiam, pelo menos até onde eu sei, 3 fansubbers no Brasil, o BaC ( Brasil Anime Club ), pioneiro na época, que ficava em Brasília. Shin Seiki, localizado no Rio Grande do Sul e o Lum's Club, em São Paulo.
A idéia seria mais ou menos a mesma dos Fansubbers dos EUA, divulgar anime e mangá.
Hoje, mais de 10 anos nesse começo, ouso dizer que nada deu certo, muito foi distorcido e o oba-oba que a internet proporciona não ajudou em nada.
Entretanto, ainda existem fansubbers que funcionam à moda antiga. Que existem para divulgar as coisas, fazendo um trabalho de tradução e legenda e que trazem novos títulos, sejam de anime ou mesmo mangá.

HNK Fansubs: http://forum.hnkfansubs.com/  Legendaram Hokuto no Ken, série de anime antiga, que não tem e penso eu, não terá representação oficial no Brasil, seja em anime ou mangá.

Moonlight Flowers: http://moonlight-flowers.net/ Fansubber e Scanlator de títulos Yuri ( que tratam de homossexualidade feminina, lesbianismo enfim ). Não tenho queixas da tradução deles e das legendas usadas. E a bem da verdade, Yuri é um nicho muito específico de mercado, que por sinal, não existe no país.

Mangás Space: http://www.mangasspace.com.br/site/ Só trampa com mangás. As regras são as clássicas de Fansubbers: saiu publicado no país, eles tiram o download e orientam o povo a comprar o impresso. Embora o momento dos quadrinhos seja outro, é válido.

E você? O que é um fansubber para você?  Pra mim, esses 3 aí ilustram bem o que eu espero de um fansub.
Mas e pra você?
Valeu!

Nenhum comentário: