segunda-feira, 6 de junho de 2011

Boas Histórias


(2) Será que, ao reinventarmos eventos de nosso passado de maneira ficcional, dando um verniz simbólico e apinhado de metáforas e simbolismos, fazendo com que nossos avatares transcendam a mera representação de nós mesmos, criaremos BOAS histórias?

Fernando, acho essa pergunta complicada de responder...por isso demorei tanto tempo para responder, perdão...
Te respondendo, eu acredito que sim. Mas pelo seguinte ponto: o povo em geral é meio alheio a essas coisas de criação, do "como fazer". Pelo menos aqui no Brasil, mas devo pensar que o mesmo ocorre em outros países.
Eu também acredito que a gente deva, sempre que possível, tentar passar uma mensagem nas nossas obras, fazer elas facéis de serem compreendidas, sem essa de texto cheio de coisinha e palavra estranha.
Aliás, a gente comenta isso por alto, não? Uma boa história pra mim é um conjunto de coisas, mensagem, personagem, linguagem...Claro que a gente pode pegar um apanhado de fórmula pronta e de sucesso comprovado, mas aí a gente incorre no erro de ser mais um. Quando poderíamos ser o diferencial, né?

3 comentários:

JefRuizu disse...

Acho que, para que uma estória seja boa, o "como fazer" é bem relativo. Mas o "como fazer" desde que bem feito é essencial. Independente do enredo, uma estória pode ser bem simples ou até mesmo complexa, mas que vai sendo simplificada ao longo de seu desenvolvimento. Um enredo interessante,uma narrativa sendo bem desenvolvida e personagens sendo bem encaixados (ou seja,com papéis bem definidos ou sendo definidos ao longo da estória)facilitam no entendimento de quem a lerá, verá ou ouvirá.

lionel disse...

mas heim, mangás yuri no brasil, é?
diz uns bons aí pra eu conferir então.

The Fool disse...

@ Jef: Mas não é? Histórias de mangá e anime, por exemplo, tiveram seu fundo em obras clássicas da literatura, ou simplesmente seguiam modelos pré-concebidos. Quer dizer, o cara sabia de antemão que aquilo funcionava, só precisava seguir a receita e tava tudo certo.
No caso o Fernando Aoki tem uma HQ que ele tá trampando faz um tempo, mas tá de rosca, daí essa pergunta dele pra mim lá no Formspring.
Pelo menos pra mim, uma boa história não fica datada. Vc pode ler ela hoje ou daqui a 2 anos ou mais, ela vai te passar alguma coisa.
Pelo menos pra mim essa é uma boa história...

@ Lionel: Salve! Sugestões de mangá yuri? Eu vejo o povo ovacionar muito Mars to Kiss, Octave e Moonlight Flowers. Não cheguei a ler, então não sei como eles são. Estou lendo aos poucos Himegami, que é um yuri com pancadaria e bichos feiosos.
Ah, tem peitudas a farta também! Eu acho um mangá legal! 8D
Abraços!