segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Bases


"Artista bom mesmo conhece de tudo!" eu to acompanhando Firefly do Joss Whedon mesmo odiando o cara,esses "fãs"; so querem ler mangá e escrever mangá, nao vao numa livraria, num sebo, nunca leram um livro, logo nao tem como escrever uma historia. é triste

Eu comentei uma vez lá no blog de um mangá de um desses pseudo-mangakás, o Dragon Fighter.
Tinha um blablabla lá de Anjos, Demônios, Magia...essas coisinhas estilo Holy Avenger, Slayers, Lodoss War...enfim, tolices.
Falei pro molequinho ir ler Paraíso Perdido de John Milton e a Divina Comédia, que falam dessas coisas de Céu, Inferno, Demônios...pra ele ter uma base legal né?
Moleque vira pra mim e pergunta se tem anime disso, pra ele assistir e "pesquisar".
MEU...MEU...
Eu desconverso, claro, onde já se viu uma coisa dessas?
Mangakás mesmo, de verdade tem um ESTOFO intelectual invejavél. Eles lêem muito, de tudo, de clássico da literatura a romance chulé.
Oras, Osamu Tezuka fazia as coisas dele com base no que ele leu em livros. Assim teve o mangá "A nova ilha do tesouro" baseado no livro do mesmo nome e Astro boy é um Pinóquio tecnológico.
Estofo, conhecimento, base.
Molequinho aqui leu um Naruto ou um Bakuman e já quer ir pra crista da onda, não é assim!
Mais triste Personal é eu ver o Editor do site Quadrinize falando exatamente isso pro pessoal que segue ele no Twitter.
Não se faz mangá só lendo mangá.
Mas e pra esses burros entenderem isso??
É foda.

2 comentários:

Pedro Henrique disse...

Concordo com você. Base é tudo, principalmente para autores aspirantes, uma vez que ao escrever qualquer história um aspirante não está competindo apenas com aspirantes, estamos competindo com os autores profissionais, com nossos ídolos, com pessoas que tem muita bagagem a mais que nós meros aspirantes.
Eu espero ler bem mais nesse ano, principalmente livros de literatura e quadrinhos. No ano passado fiquei mais lendo sobre o processo de escrever.

The Fool disse...

Sim.
Vai lendo e vai fazendo suas coisas. Em algum momento pode acontecer de tu precisar de um isolamento voluntário, para outras idéias não impregnarem em você, mas se precisar, faça isso!