sábado, 10 de março de 2012

Música Brasileira


Música brasileira. O que acha?

Música Brasileira engloba muitas coisas, desde o odiado funk carioca até MPB, passando pelo Tecno-brega da Banda Calypso até as marchinhas de Carnaval.
Eu diria num sentido mais geral que a música brasileira é algo muito diverso, produtivo, interessante.
O Brasil de forma geral é um país musical, que gosta de música e de fazer música.
Falando por mim, não escuto música com frequência, mas gosto de, de vez em quando, ler algumas letras, ver o que dizem.
Algumas me emocionam.
Só lamento um pouco que o povo em geral não conhece nossas raízes, aquelas músicas antigas porque abraçam uma idéia de modernidade, ainda que falsa.
Mas nossa música existe, é ouvida e em alguns casos, passa um recado.
Seja mainstream ou mais indie. Ela existe.
Olha a música indie brasileira aqui: http://www.tratore.com.br/
A existência de tanta gente ouvindo e fazendo música é algo inerente ao brasileiro.
Eu acho isso muito bom. =]




4 comentários:

JoO disse...

Nao importa que digam que funk não é musica, sertanejo universitario seja tudo igual e o tecno brega seja o cumulo da cafonice: é tudo manifestaçao cultural, e salvas as devidas proporçoes, deve ser incentivada!
amo a musica brasileira, principalmente a mpb (nao consigo gostar da gadú, mas a nara leão, o chico buarque, a elis linda e outros me rasgam ao meio de tanto amor) - dos outros estilos gosto de musicas aleatorias, independente da classificaçao.
Nao entendo o sucesso do Michel Teló mas fico feliz de estarmos fazendo bonito la fora.
Só acho q faltam cantores e musicas mais populares, q todo mundo possa gostar (sabe aqueles grupos pop q todo mundo amava? entao, pode reparar, eles nao existem mais, tipo snz, pepe e nenem, fat family e até rouge!)
Mas acho q o que mais me agrada é a carga de historia e identidade do nosso povo em cada estilo musical nacional. É lindo, por exemplo, a nara leao cantando "com açucar, com afeto" e "o trem atrasou", ou aquelas modas de viola antigas e ricas em detalhes. Nossa cultura é tao unica q nao tem como nao se orgulhar ne?

Valdoir disse...

Da mesma forma que pra um bom quadrinho é necessario ter boa historia e bom roteiro, no ramo da musica, um bom compositor e uma boa letra (aquela poesia que toca)é preciso.
MIchel Teló, Luan Santana, Restart mimimimi sao tudo engrenagens da maquina de fazer grana.
E nao tem pretenção de ser arte,apenas entreter e mostrar um pouco cotidiano do povao.
E eu apoio! Agora, gostar? putz!
Mas é melhor que marchinha ou a musica dos anos 90 mimimimi

The Fool disse...

@ Joo: Sim, sim! Tudo é música, embora alguns coloquem música como inferior e outras superiores, é tudo música.
Você falou uma verdade Joo, faltam músicas de apelo mais popular, tudo hoje em dia gira em torno de funk, sertanejo, gospel e correlatos. Se tu não estiver inserido numa dessas panelas, não tem o que ouvir.
A MPB infelizmente se afastou do popular, virou um lance de nicho. Tinham que ver isso aí. E o Michel Teló é só jogadinha comercial, daqui a pouco ele some e nunca mais vamos ouvir falar dele, assim como outros artistas do mesmo naipe.
Antigamente, pelo que eu pude ver, as músicas contavam histórias, isso rolava muito em seranejo de raiz, rap, mas parece que isso meio se perdeu.
Valeu pelo comentário! =]

The Fool disse...

@ Valdoir: é por aí. É tudo esquema pra fazer grana. Você não vai mudar a vida de uma pessoa com uma música do Luan Santana, mas faz a máquina funcionar.
Daí...