quinta-feira, 24 de maio de 2012

Greve do Metrô?






Eu queria falar sobre isso.
Ontem, dia 23 de Maio teve greve do Metrô e de duas linhas de Trens da CPTM aqui em São Paulo.
Sabe que eu acho essa coisa de greve correta pra caramba, sem zoeiras?
Eu tava vendo alguns jornais nas bancas, alguns falam que o Metrô de SP leva cerca de 4 milhões de pessoas por dia, um outro jornal falou em 3,7 milhões, mas enfim, o que quero comentar é o seguinte.
Ok, todos nós sabemos que no Metrô não acontece do fulano / fulana pular estação, passar pela catraca sem pagar, etc. Essas coisas acontecem em algum grau com os trens da CPTM, certo? Então proponho fazer algumas contas.
Pelos jornais, a quantidade de gente que passa pelo Metrô por dia é 3.700.000 de pessoas.
Cada pessoa que paga a passagem, desembolsa R$ 3,00. Isso pra UMA viagem.
Então vamos lá!
3.700.000 x 3,00 = R$ 11.100.000

11 Milhões de Reais por dia. Chutando baixo.
Mas as pessoas não vão trabalhar só um dia por semana, vão todo santo dia, por mais aperto que tenha.
Então, vamos lá de novo?

11.100.000 x 5 dias = R$ 55.500.000

55 Milhões de Reais por semana. De novo, chutando baixo.
Só que, de novo, as pessoas não trabalham apenas por uma semana. Trabalham pelo menos por um mês. Um mês tem em média 4 semanas, arredondando pra cima.

55.500.000 x 4 semanas = R$ 222.000.000

Mais de 200 milhões por mês.
Agora uma pergunta minha, eu sei que o Metrô tem custo, tem que fazer manutenção dos trens, das estações, mas sei também que os funcionários não estão lá trabalhando de graça e...
Mas pra onde tá indo essa grana toda? De boa, pra onde?
Uma parte dela é separada pro salário dos metroviários, outra pra manutenção, mas onde tá indo o grosso dessa grana?
Quem está ganhando com isso?
De boa, tinha mais é que ter mais greves!

6 comentários:

Pedro Henrique disse...

Vi muitas pessoas comentando na internet que os grevistas são vagabundos, mas acho que devemos nos lembrar que mais da metade dos brasileiros estão insatisfeitos com seus empregos. Muitas pessoas têm trabalhos estressantes, mas que são necessários e só por dedicarem grande parte de suas vidas nesses oficios, já merecem respeito.
Porém os brasileiros tem um certo problema com greves, acho que não sabemos fazer greves direito, acho que falta uma postura mais rígida, flexível, mas ainda sim rígida. Acho que eles deviam ir além de parar o metrô, atingir diretamente o governo.

Renan Amaral disse...

Concordo tem que ter greve mesmo...

Se o cara chega e fala "Queremos aumento", e a resposta é "não".

Então só apelando pra greve mesmo.

Rennó disse...

Eu sofri com ssa greve aí, fo bem oso pegar nibus naquele dia e vi muita gente se ferrando...
Com toda essa grana, eu queria uma melhoria no transporte, os onibus vivem quebrando, pessoas sempre montoadas e as passagens continuam caras!
Aquele Lauzane lota demais lá pelas 17:30 !!!

The Fool disse...

@ Pedro: Como atingir diretamente o governo se o governo,liberando uma grana por fora, pode comprar todo mundo?
Esse ponto dos custos nenhum jornal se atreve a falar porque se falarem dá merda. A imprensa é comprada pra ficar quieta, não pra falar a verdade.
E aqui em SP existe um pacto silencioso de não atacar o governador Geraldo Alckimin, José Serra ou em alguns casos o Gilberto Kassab, prefeito de SP.
A imprensa condena a Greve e o povo, burro de tudo, compra a idéia e condena também.
Condena sem nem questionar o que o governo pode estar fazendo de errado.
E assim vamos indo. Triste Brasil.

@ Renan: Eu fico pensando quantas vezes a diplomacia e a boa educação deram em alguma coisa boa aqui no Brasil. Sério.
Além do Barão do Rio Branco, não me recordo de mais ninguém que conseguiu as coisas no papo.
Sempre tem que se botar o pau na mesa nesse raio de país! =(


@ Rennó: Duas vezes por semana tenho que ir pra escola, faço curso técnico. Pego o trem da CPTM em Jandira e vou até Domingos de Moraes, um bairro da Lapa, em SP.
Mano...quando eu entro no trem ele tá mais ou menos vazio, quando vai chegando perto de SP...valha-me Deus!
E o pior de tudo é que quando vou descer é aquele empurra-empurra, não tem outro jeito. Isso é conforto? Cadê a tal Expansão SP, que prometia mais trens e rapidez?
"Ah, mas o trem novo tem ar condicionado!"
Bela merda! Ar condicionado e eu me sentindo como sardinha?
Faz favor!

Renan Amaral disse...

Pois é cara, é bem por aí mesmo!

Os caras tentam fazer diplomacia, no momento que isso não funciona, é óbvio que vão apelas.

Mas eu já acho que o governo faz isso de propósito, porque se deixar rolar a greve, o povo (o "prejudicado" na história) vai acabar ficando contra os grevistas.

O que o povo não entende, é que se eles se juntassem aos grevistas, o governo seria obrigado a atender eles, e merda seria solucionada na velocidade da luz!

The Fool disse...

@ Renan: Você viu os jornais? O enfoque foi dizer que " o povo foi prejudicado " e não dar voz aos grevistas. Quer dizer, representa que a culpa foi dos grevistas, mas pra eles fazerem greve tem alguma razão.
No máximo falavam números frios de aumento salarial, colocar um metroviário lá falando o que se passa nem rola, né?
E todo mundo deveria estar preocupado em termos trem e metrô melhores, mas o povo é egocêntrico, só quer saber do deles e dane-se todo o resto.
Daí dá isso.