terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Meus óculos

Eu era pequeno, devia estar com 8, 9 anos, não lembro bem.
Minha mãe, sempre observadora, notou que meu olhar era esquisito, torto mesmo.
Na época ela trabalhava, tirou um dia e fomos num médico do convênio, ah, bendito convênio!
O oftalmo diagnosticou: eu tinha estrabismo no olho esquerdo. Bem pouco por sinal, um desvio de 0,25 pra ser mais exato.
Me recomendaram óculos de descanso. Foi comentado que eu lia muito, não só em sala de aula.
Parecia ser uma decisão acertada.
Anos se passaram, eu sempre com meus óculos, quando vencia uma receita íamos fazer novos, variei alguns modelos de armação, mas as lentes, não sofreram alterações maiores do que o meu desvio de 0,25.
Eram só óculos para descanso.
Um dia, cansei dos óculos. Minha mãe me indagou se minha visão não ficaria prejudicada sem eles, ao passo que eu respondi que não, enxergava normal.
Como eu estava já a muito tempo com o mesmo, ela não se opôs ao meu questionamento.
Passaram-se mais alguns anos e um dia, minha mãe foi no oculista dela de costume, aviar a receita dos óculos de novo. Levou os meus antigos óculos junto.
O oculista, um velho senhor japonês que minha conhece há tempos, foi categórico quando olhou meus óculos e perguntou sobre meu problema para minha mãe e soube dos meus 0,25 de desvio:
- Ele nem precisava usar óculos. Isso é pouco, muito pouco, podia ficar sem.
Eu nunca mais mexi nos meus óculos depois que soube disso.
Então quer dizer que um convênio idiota fez eu usar óculos por praticamente toda minha infância apenas pra faturar? Que eu realmente não precisava de óculos?
Quer dizer que eu e minha mãe fomos feitos de idiotas por alguém que tinha diploma, mas não tinha um pingo de vergonha na cara?
Sim.
Por isso eu detesto convênios.
Em tempo: minha mãe saiu da empresa que nos dava convênio, de vez em quando, nas atuais raras vezes que passo no bairro da Lapa, em São Paulo, onde essa mentira foi perpetada pra mim e pra minha mãe, noto que todos as casas onde ficavam as clínicias do suposto "convênio" estão fechadas, ou alugadas pra residências, ou com outros negócios que nada tem a ver com saúde.
Roubaram o quanto puderam e sumiram.
Isso é Brasil. =(

Nenhum comentário: