segunda-feira, 3 de março de 2008

Augusto Boal, nosso homem para o Nobel!



Notícia original aqui: clique.

Após uma campanha informal feita por amigos e admiradores, o diretor teatral carioca Augusto Boal, 76 anos, está sendo cotado para a lista de indicados ao prêmio Nobel da Paz este ano.

De dezembro último ao fim de janeiro, instituições, políticos e personalidades foram solicitados a mandar cartas ao comitê do prêmio (que é sueco, mas o da Paz é entregue na Noruega) indicando o nome do criador do Teatro do Oprimido, método de encenação e trabalho social em prática há mais 30 anos. O prêmio será anunciado em outubro, mas os nomes de quem escreveu as cartas em favor de Boal só poderão ser divulgados daqui a 50 anos.

“As notícias acabam vazando e soube que professores alemães e suíços tinham a intenção de me indicar ao comitê”, disse Boal.

Até outubro, o comitê norueguês faz uma seleção dos indicados, que costumam chegar a mais de 100 nomes. São levantados dez finalistas. O vencedor, selecionado após uma análise da vida, carreira e importância de cada um dos concorrentes, é anunciado em outubro.

O presidente da Funarte, Celso Frateschi, e sua mulher, a arquiteta e cenógrafa Sylvia Moreira, estiveram à frente da campanha informal, aliados aos militantes do Teatro do Oprimido, lembrando aos amigos a importância do homenageado.

Obra expressiva
Além de diretor, Boal é dramaturgo e ensaísta de renome internacional. Ele tem uma expressiva obra com traduções em mais de vinte línguas, é conhecido por suas teorias inspiradas no educador Paulo Freire.

==============================

Sobre o Teatro do Oprimido, visite aqui: http://www.theatreoftheoppressed.org/en/index.php?nodeID=141

Boa sorte, Boal! Você merece! =)

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, Fabz, faz tempo que você não atualiza seu blog.

Entra no Rag =p

Espero que esteja tudo bem com você, seu sumido! xD

Beijos
Carol

The Fool disse...

@_@ Esse blog precisa de uma atualização e urgente! >__<
Valeu Carolzi! =)