quarta-feira, 30 de abril de 2008

Monopólio nas Bancas?




Chegou aos meus ouvidos a notícia que a Editora Abril comprou, isso mesmo comprou a Distribuidora de Jornais e Revistas Fernando Chinaglia, que mandava para bancas de todo o país revistas das editoras Globo, Europa, Escala, e várias editoras menores.
Só que, nessas, a Editora Abril já tinha uma distribuidora, a Dinap ( Distribuidora Nacional de Publicações ). Que leva para as bancas revistas da própria editora: Veja, Superinteressante, Capricho, etc.
Pelo que o jornaleiro me falou, as editoras que foram prejudicadas com essa compra, rumaram para a distribuidora do jornal O Estado de São Paulo, que não é lá essas coisas, mas quebra o galho.
Não é lá uma boa notícia a meu ver. As empresas do Grupo Abril somam nada modestamente, a TVA, fornecedora de TV a cabo, Ajato, provedor de internet banda larga, a própria editora Abril e todas as publicações que vem de lá, o canal MTV, a editora Ática, fora todas as outras editoras menores que foram abocanhadas pela fome do senhor Roberto Civita.
E que agora comeu a Fernando Chinaglia.
Para quem não sabe sobre isso de distribuição de revistas, me permitam explicar. Existem distribuidoras de revistas pequenas, de acesso limitado e que normalmente trabalham com editoras de igual tamanho.
Pequenas editoras, pequenas tiragens, distribuição pequena.
O que acontece é que a Dinap, graças à logistíca ( transporte, caminhões, etc. ) atingia o Brasil todo, em maior ou menor grau.
Só que, ao passo que a Dinap era chatamente criterioso para escolher quais revistas seriam distribuidas, todo mundo ( ou quase todo mundo ) rumava para a Fernando Chinaglia.
E, agora, a festa acabou.
O que esperar das bancas daqui por diante? É fato conhecido que o pessoal da Editora Abril, em especial, o senhor Civita, são avessos a concorrência. Tanto que quando as revistas da Abril tiveram um baque e foram quase todas reformuladas, saiu-se a comprar tudo que era editora pequena para "minar" possíveis obstáculos.
A meu ver, o problema é justamente esse. Nós não sabemos quem está ali no Grupo Abril, quem está do lado do senhor Civita. E eles agora tem controle de quase tudo que vai pra banca.
Podem jogar tanto a favor quanto contra.
O que resta agora?
Edit: Por sinal, a compra foi realizada faz tempo...É bom eu prestar atenção nas bancas... =/

3 comentários:

Anônimo disse...

legal seu blog, muito show, dá uma passadinha no meu site, estou começando agora, http://www.mulhercriativa.com.br , :)

: Rômullo Barros : disse...

Maldito monopólio...

Não sabia dessa... Só vai ter revista de manipulação das massas pra vender agora...

The Fool disse...

Não necessariamente.
Essa notícia é velha, eu que demorei pra descobrir isso.
Note que as revistas de outras editoras continuam saindo. Acho que eles procuraram outra distribuidora ou ( sonhando ) a Abril não garfou tanto quanto queria.