sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Speedy ainda de molho!



Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/21082009/25/tecnologia-anatel-adia-decisao-venda-speedy.html

Anatel adia decisão e venda do Speedy continua suspensa

Sex, 21 Ago, 01h25

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) adiou a decisão sobre a retomada das vendas do Speedy, serviço de banda larga da Telefônica. Amanhã, a proibição completa dois meses. A agência resolveu proibir a expansão do serviço por causa de panes recorrentes, que deixaram sem acesso milhões de consumidores.

Em comunicado, a Telefônica informou que "reitera que está pronta para retomar as vendas do Speedy em todo o Estado de São Paulo desde o último dia 17 de julho, quando concluiu a implementação das ações de estabilização da rede de acesso à banda larga". A empresa acrescentou que aguarda a decisão para retomar as vendas.

O assunto estava na pauta da reunião do conselho diretor da Anatel, que se reuniu ontem. Segundo a Anatel, o conselheiro Plínio de Aguiar Júnior pediu vista do processo, que deverá voltar à pauta do conselho na próxima quarta-feira.

Na semana passada, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, chegou a anunciar que a proibição seria revogada nesta semana. Costa havia dito que conversou com o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, que lhe relatou que está cumprindo todas as exigências feitas pela agência, para suspender a punição. "Também falei com o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, e ele me disse que está satisfeito com os resultados. A solução deve estar próxima", afirmou o ministro.

A Telefônica está bastante preocupada com o tempo em que está demorando para cair a proibição. As empresas que instalam o Speedy chegaram a publicar um anúncio, no começo da semana, alertando que a suspensão das vendas pode levar a demissões no setor.

"Trata-se de medida extrema de sobrevivência das empresas que, contudo, não ignoram as consequências sociais de demissões em massa", informou o Sindicato Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços e Instaladoras de Sistemas e Redes de TV por assinatura, Cabo, MMDS, DTH e Telecomunicações (Sinstal), no comunicado. Essas empresas têm cerca de 5 mil funcionários.

Apesar de a suspensão só ter acontecido no fim do segundo trimestre, em 22 de junho, os números já refletiram uma desaceleração na conquista de novos clientes. Entre janeiro e março, mesmo com o impacto da crise mundial, a Telefônica havia registrado vendas líquidas de 102 mil acessos de Speedy. Entre abril e junho, com a proibição, foram vendidos 70 mil acessos.

Durante os dois meses de suspensão, considerando um ritmo de vendas parecido com o do primeiro trimestre, a Telefônica teria deixado de vender 68 mil acessos. No fim de junho, eram 2,727 milhões de clientes do Speedy.

Para sensibilizar a Anatel, a operadora anunciou na semana passada que levou a sua infraestrutura de banda larga para mais 91 municípios do Estado de São Paulo. A banda larga da Telefônica está presente em 488 cidades. Até o fim deste ano, deve chegar a 591 e, em junho de 2010, a todas as 622 cidades do Estado.

Além do processo sobre a suspensão do Speedy, o conselheiro Plínio pediu vista de outro processo, referente a recurso da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) contra a decisão da Anatel de impedir a cobrança do ponto extra da TV paga. Também não entrou na pauta da reunião do conselho diretor da agência a questão dos reajustes das tarifas das operadoras de telefonia fixa. Na quarta-feira à noite, o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, chegou a dizer que o tema poderia ser discutido ontem. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Nenhum comentário: