domingo, 4 de dezembro de 2011

Banda Calypso e as HQs Nacionais!


Porque vc gosta tanto da Banda Calypso?

Pela sua inestímavel contribuição para com a produção cultural desse país.
Não é piada, tá? Explicando.
Num país que vive de modinhas nas rádios, na tv, dos chamados "artistas de sucesso" como Luan Santana, Fiuk ( que já deu uma sumidinha, né? ), Restart, entre outros, a Banda Calypso é um aviso que nem tudo é jabá na Música brasileira.
Porque olha só, esses daí que citei são todos esquemas comerciais armados, eles não são um sucesso por acaso.
Tudo montado, armado, com gosto de plástico. Ok, a indústria musical do mundo todo vive disso. Do Jabá. Tu gasta uma grana enorme pra viabilizar um cantor ou grupo e ganha o triplo. Ao custo de pagar pra rádio xis ou ipsolon sempre tocar a música do teu artista no horário tal.
Fora pagar pra ele aparecer na Tv, ganhar disco de platina, disco de ouro, platina duplo e sei lá quantos mais tipos de discos vão inventar pra premiar um artista quando ele chegar "na marca dos tantos discos vendidos".
Tudo isso é forjado cara.
E no que a Banda Calypso é diferente desses esquemas? Eles não começaram apadrinhados, meu filho!
Eles vieram do para você desconhecido Pará, onde o Tecno-brega vai muito bem obrigado!
Criaram meio de divulgação, de distribuição e lol lol lol, GANHAM GRANA COM ISSO!
Sem precisa de uma Som Livre da vida!
Note que se dependessem da mídia daqui no sudeste, a Banda Calypso passaria batido em cima do lance, a exemplo do que ocorre com os artistas independentes de Rock e outros estilos.
Mas a força da Banda Calypso foi tamanha que tiveram que ceder, chamaram eles pra programa de TV, revistas falaram deles, enfim, eles quebraram a panela em favor do eixo Rio-SP-e-um-cadinho-de-Minas.
Só por causa disso, eu acho a Banda Calypso MUITO FODA!
A música deles pode ser uma merda, mas o meio que eles fizeram essas músicas serem conhecidas...
Ah, o pessoal que faz quadrinhos brasileiros tinha que inventar um esquema estilo o tecno-brega da Banda Calypso!
Ah, se tinham!

6 comentários:

Amando Calypso disse...

Concordo com você em quase tudo o único se não é que a música da Calypso não é uma merda são letras que falam de sentimento de amor e é por isso que fazem tanto sucesso eles falam daquilo que o mundo mais senti e menos tem...amor.

Pedro Henrique disse...

Eu também queria saber o segredo do Calypso. Acho que não consigo fazer um esquema como o deles e erguer alicerces no mundo dos quadrinhos, eu não tenho liderança e nem capacidade para liderar um grande projeto ou fundar uma editora e seguir as estratégias que minha intuição manda fazer. Tudo que posso é escrever, reclamar e tentar confiar em Ação Magazine ou NEXT. Ás vezes acho que é melhor abandonar o sonho e tentar sobreviver como todo mundo, seguir o que meus pais ditam e formar em direito e me tornar funcionário público.

The Fool disse...

@ Amando Calypso: Como eu tinha dito eu não entrei no mérito de julgar as músicas. Mas o processo pelo qual a Banda Calypso passou eu achei interessante comentar. Ademais, mesmo que eu colocasse uma opinião negativa, deixa o povo curtir a música, uai! Se a Banda Calypso fosse realmente ruim, ninguém escutaria. Mas se as pessoas querem escutar, gostam, quem sou eu pra dizer o que é melhor pra elas?
Você é fã do Calypso, gosta deles, da música deles, está ok.
O que a gente não pode fazer é querer fazer que uma pessoa goste ou desgoste de algo por nossa causa.
Oras, deixa a pessoa lá. Se ela tiver que largar um dia, ela vai largar.
É isso, de resto, aproveite sua banda, curta as músicas, vá aos shows. Porque artistas duram por um tempo. Nenhum artista é pra sempre, mas suas músicas, sua arte, sim.
Obrigado pelo comentário!

Josiane Hernandes disse...

Adorei esse Post cara... Só uma corrigida ai. No começo da carreira eles eram totalmente independentes, porem, de alguns anos para cá, por esse motivo de quer tomar proporções maiores no Sul e Sudeste, eles fizeram um parceria com a Som Livre, e agora tem musica de abertura em Seriado da Globo! Então, atualmente eles são sim, "modinha" e produtos de investimento... Parabéns pelo Blog ;D

The Fool disse...

@ Pedro: Se tu "acha" é porque tu não tem certeza! ;D
Segredo do Calypso é simples: o povo brasileiro é musical pacas. Adoram música.
O que eles fizeram foi só inverter algumas coisas e mandar pra orelha do povo. Deu certo.
Todo mundo gosta de falar de amor, paixão, sexo, essas coisas. Eles apenas catalizaram essas coisas em forma de música, cairam na distribuição alternativa e bingo!
Vc viu o que a Josiane postou? Eles foram tão fodas que até uma das grandonas topou acertar com eles.
É por aí.
Agora o ponto é: como fazer isso com gibis?
Falando de outra coisa...
Ademais, não se menospreze por nada. Abrir editora seria realmente uma solução? Veja quantas editoras existem e olha as posturas deles! Eles no máximo fazem o que todo mundo faz.
Daí não muda nada. Infelizmente. =(
E vc não precisa no caso abandonar seus sonhos, Pedro. Eu trampo de funcionário público, ok é uma droga, mas a gente tem que ir tocando as coisas, né? Nossa vida primeiro.
Daí a gente parte pra fazer nossas coisas!
Eu preciso fazer alguns posts sobre bons exemplos que tenho visto aqui e ali na net.
Aguarde!
Valeu Pedro! =]

The Fool disse...

@ Josiane: Mas é isso mesmo que eu peguei Josiane, o começo de carreira!
O Calypso foi muito esperto nesse sentido, quebrou barreiras, se impôs.
Entraram sem pedir licença.
Essa ousadia deles me deixou encantado!
Valeu pelos comentários! =]