segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O Fim da Quadrinize!


Olá!
Sabem, eu não gosto de dar notícias como essa, mas acho que é preciso um registro disso em algum lugar.
 Faz muito tempo que eu mesmo teorizei comigo que uma das razões dos nossos artistas serem tão ruins é a falta de crítica aos trabalhos ( que geram monstruosidades alimentadas pelo ego dos artistas ) e o que eu achava o principal: não existem em quantidade significante material de estudo, que ensinem como criar personagens, cenários, ambientações de forma adequada.
Não se costuma partilhar conhecimento. É tudo um segredo, que só quem paga pode ficar sabendo e claro, por ter pagado, não vai compartilhar depois, mantendo esse ciclo vicioso.
Conheci o site do Quadrinize graças um amigo da internet que está sempre compartilhando links referentes a quadrinhos em geral, o ilustre Sr. Quiof. Do site conheci também a revista impressa, que fora vendida em eventos de anime e quadrinhos em geral. A proposta da Quadrinize, sintetizada em seu slogan era: "A revista de quem faz quadrinhos!"
Cara, que demais! E o site, muito bonito visualmente falando e com sistema de comentários abertos permitia uma interação entre os leitores e os blogueiros.
Quer dizer, conhecimento prático, de graça, ao alcance de qualquer um.
"Fantástico", eu pensei comigo mesmo.Gente compartilhando conhecimento, criando mais gente que possa fazer de forma adequada.
Mas as coisas não funcionam assim, as pessoas não são assim dadas a procurar conhecimento, saber mais sobre o que quer que seja para fazer aquilo melhor.
No Brasil as coisas são feitas de qualquer jeito, atrapalhadas, confusas, e isso tudo porque temos uma pressa sobrenatural de "chegar lá".
Mas sem conhecimento ninguém chega onde quer.
O site Quadrinize!  tentou ser algo diferente do comum. Desse controle de informação por fins egóicos que tanto vemos por ai, mas não conseguiu.
Conversei com Daniel Cavalcante ( conhecido como Editor do Quadrinize! ) pelo Facebook e ele mesmo me disse que o site não voltaria mais e isso não dependeria mais dele.
Tudo bem. Pode significar pouca coisa pra muita gente que não o lia, que preferiram fazer outras coisas que não quadrinhos, mas eu pelo menos sei da importância que o Quadrinize teve enquanto ativo.
Essas pessoas, a equipe do Quadrinize! ao qual está incluído Daniel Cavalcante foram HERÓIS, porque remaram contra uma maré de ignorância oferecendo conhecimento!
E isso é coisa que não vejo todo dia.
Vão fazer falta, só sei disso.

PS: Tenho uma edição impressa da Quadrinize aqui, claramente ela não tem tudo que tinha no site, mas tem boas matérias nela. Vou escanear ela e disponibilizar para vocês. Aguardem!

Fonte da imagem: http://muzzatheperv.deviantart.com/art/Sad-Sakura-68539017

7 comentários:

Pedro Henrique disse...

Eu estava crente que a Quadrinize estava em manutenção, lamento muito em ler sobre seu fim, lia bastante as matérias e as resenhas do Quadrinize, sem falar do projeto deles de HQs Livres, que me interessou bastante... Para mim é triste saber que não haverá um retorno da Quadrinize... Porém, posso dizer que sou sortudo de ter lido e relido o que eles ensinavam lá.

Quiof disse...

uma pena, algumas coisas podem ser acessadas pelo Web Archive:http://web.archive.org/web/20110202185705/http://www.quadrinize.com/

The Fool disse...

@ Pedro: Vc é um felizardo, usava o site como se devia. =]
Fazer fansite de qualquer coisa no Brasil é tenso, muitos fecham por ene razões. Lá fora no exterior, sites de sustentam por anos a fio sem maiores problemas, já aqui...
E ah, eu leio seu texto sim Pedro, pode deixar! Desculpa não ter respondido aquele dia no outro post.

@ Quiof: Eu vou ver se o Editor ( ex-editor agora ) me manda os textos da Quadrinize. Se ele mandar, eu coloco aqui no blog pra ficar de consulta pro pessoal. Esse tipo de conhecimento não pode ser perdido assim.
Mas vamos ver o que rola. Se não der nada, uso o Web Archive pra pegar alguns e colocar aqui.

Quiof disse...

isso precisa ser recuperado, sucesso para eles nessas mudanças editoriais.

Pedro Henrique disse...

O pior é que estou sem escrever há um mês, tive que fazer uma pausa por causa da faculdade (este mês é de avaliações e trabalhos), mas vou começar a postar capítulos novos a partir do dia 29.

Parece que para a maioria dos brasileiros a internet é só facebook, orkut e o portal do Terra, Uol e afins... Falta o interesse de conhecer sites, fóruns e blogs diferentes. Deve ser porque a internet nos oferece tantas coisas, tantas informações que as vezes ficamos confusos e nos acomodamos a ficar apenas eu uma meia dúzia de sites já conhecidos.

E, sem sombras de dúvidas, recuperar o conteúdo do quadrinize é preciso, são lições que não devem ser perdidas, devem ser transmitidas.




Anônimo disse...

Eu ADORAVA o site ._. visitava sempre, lia sempre, adorava as informações, tão raras de se encontrar mesmo a internet sendo esse lugar tão cheio de coisas, ao menos em português era (e agora é novamente)difícil de encontrar informações sobre criação de quadrinhos. Leio também o blog do Daniel... Na verdade nem sei como cheguei ao site, só sei que lá permaneci ._. Uma pena. Espero que em breve algo tão inovador quanto apareça. Conseguir os textos da quadrinize seria ÓTIMO, um material daquele não pode ficar perdido.

The Fool disse...

@ Lili: Vou ver se o Daniel arruma pra mim os PDFs das edições. Por sinal, peguei do meu mail ( eu tinha assinado o RSS do site Quadrinize )um post do Quadrinize e coloquei aqui!
Vou pegar os outros e postar também! =)